Como diretor técnico do BCNwinMethod e da Academia de Futebol de Angola, tive o prazer de explicar o Projeto AFA aos Reis de Espanha durante a visita de Felipe VI a Angola.
Foi um encontro em que recordei a importância da visão do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, na fundação da academia.
Visita oficial do Reis da Espanha a Angola
Tive a oportunidade única de conhecer Suas Majestades os Reis e Rainhas de Espanha, Felipe VI e Letizia, no encontro que tiveram com a comunidade espanhola em Luanda, aquando da sua visita oficial a Angola.
Neste encontro dei-vos a conhecer o projecto da Academia Angolana de Futebol (AFA), uma iniciativa privada de futebol social promovida pessoalmente pelo ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que tinha um profundo amor por Espanha e faleceu recentemente em a cidade de Barcelona onde fixou residência.
A Academia de Futebol de Angola é um projeto jovem com dez anos de história, ao qual me juntei desde a sua criação em 2013. É também um projeto que utiliza o desporto como ferramenta de transformação social e formação de jovens atletas. É um projeto pedagógico de referência, dada a importância da prática desportiva na transmissão de princípios e valores educativos.
O projeto conta com a nossa metodologia BCNwinMethod, que tem posicionado a AFA como referência no futebol nacional do país. Além disso, o projeto é um caso de sucesso desportivo tanto no continente africano como no futebol internacional onde as nossas equipas têm conquistado importantes vitórias em torneios de prestígio, como as três vitórias consecutivas no Torneio Internacional de Carballo.
Pela minha parte, foi uma honra poder transmitir a Suas Majestades, Felipe VI e Letizia, o orgulho que, como espanhol e filho de pais andaluzes, sinto por ter participado neste projeto, contribuindo para o nosso maneira de trabalhar.
A conversa mantida com os Reis de Espanha permitiu registar o grande legado de José Eduardo dos Santos no seu país e a sua excelente política desportiva no continente africano. Um dos factores mais importantes é que, sempre que saímos para disputar campeonatos internacionais, os jovens futebolistas angolanos têm sido parabenizados pelo seu comportamento dentro e fora do relvado. Acho que o presidente ficaria orgulhoso e feliz em saber dessa notícia.
Pela minha parte, foi uma honra poder transmitir a Suas Majestades, Felipe VI e Letizia, o orgulho que, como espanhol e filho de pais andaluzes, sinto por ter participado neste projeto, contribuindo para o nosso maneira de trabalhar.