O sucesso da Academia AFA Angola não passou despercebido aos países onde o futebol começou a desempenhar um papel importante nos últimos anos. É o caso das Maldivas, país onde recentemente Blas Charlín, técnico espanhol que trabalhou na AFA, dirige um projeto com metodologia semelhante à BCNwinMethod.
Um AFA nas Maldivas
Os sucessos internacionais da Academia AFA Angola tiveram um impacto muito importante em muitos países emergentes no belo jogo. É o caso de um país como as Maldivas, destino dos sonhos para uma viagem inesquecível, mas pouco localizado no mapa mundial do futebol. O projeto teve que começar do zero e que modelo melhor do que o implementado em Angola com a metodologia BCNwinMethod. Blas Charlín, um treinador espanhol com experiência comprovada, foi o escolhido. A passagem pela Academia nas origens do projeto angolano certamente o ajudará a garantir o sucesso nas Maldivas.
Blas Charlín, o técnico escolhido
O treinador do Cambados é um verdadeiro globetrotter com grande experiência internacional. Ele é um técnico corajoso que é apaixonado por desafios difíceis. Como treinador começou na sua terra natal, treinando várias equipas de grande prestígio na Galiza e até a nível nacional: Xuventude de Cambados, Arosa S.C e Pontevedra. O caráter inquieto de Blas Charlín o leva a aceitar uma oferta para ir para Angola. Apesar de inicialmente ter começado a treinar no Benfica de Luanda, mais tarde aceitou a oferta da Academia AFA Angola, dirigida por outro treinador espanhol: Toni Cortés, diretor da metodologia BCNwinMethod. Charlín é um homem comprometido com o meio social e sua experiência na África será inesquecível. Graças ao seu trabalho solidário e às suas ligações com o continente africano, chegam da Galiza a Luanda inúmeros lotes de equipamento desportivo.
Novos desafios para Blas Charlín
Blas Charlín continua sua carreira profissional e aceita novos desafios que satisfaçam sua vocação de formação. O próximo é trabalhar com a Celta Academy (escolas da equipe de Vigo no mundo) em Brasov (Romênia) e Campeche (México). Nas duas escolas, o objetivo do treinador galego é formar jogadores com os valores desportivos e a qualidade técnica da escola de Vigo.
Finalmente Charlín começou um novo projeto do zero. Seu destino As Maldivas. O coronavírus atrasou o início desse desafio emocionante. Embora ele só tenha conseguido atrasar um pouco o ímpeto deste inquieto treinador espanhol.
Não temos dúvidas de que o sucesso da Academia AFA em Angola continuará nas Maldivas.