A Selecção Nacional de Futebol de Honras desembarca no princípio da tarde de hoje na cidade de Abidjan, onde amanhã às 17h00 defronta a congénere da Costa do Marfim, no estádio Felix Houphouet Boigny, em jogo amistoso no âmbito da primeira Data FIFA do ano.
Os Palancas Negras, que deixaram ontem à noite a cidade de Luanda, via Dubai, efectuam após a chegada a Abidjan uma ligeira sessão de treino para recuperar a condição física dos atletas, depois do desgaste da viagem.
Romeu Filemon deve dedicar alguns minutos da preparação ao ensaio de situações de jogo, com realce para as transições em contra-ataques rápidos e à organização defensiva.
No desafio com os campeões africanos, o seleccionador nacional quer ter em campo um conjunto rápido, principalmente nas transições para a construção das acções ofensivas, e homogéneo no sector defensivo a partir do meio campo, de modo a travar as investidas dos adversários.
Amanhã às 17h00 os Palancas Negras fazem o treino de reconhecimento para a adaptação à relva do estádio Félix Houphouet Boigny, com capacidade para 45 mil espectadores.
Neste treino, Romeu Filemon vai focar as atenções nas correcções das jogadas combinadas, para acções defensivas e ofensivas, bem como na marcação de lances de bolas paradas (pontapés de cantos e livres).
No período da manhã de ontem, no estádio 22 de Junho no Rocha Pinto, antes da viagem para Abidjan, Romeu Filemon orientou uma sessão táctica. Antes aprimorou os aspectos técnicos e a capacidade de circulação da bola (passe e recepção), numa parte do recinto de jogo. Durante a preparação, a equipa técnica dos Palancas Negras repartiu os atletas em dois grupos, para ensaiar os esquemas defensivos e ofensivos a serem usados pela equipa quando estiver em posse e sem a bola.
De um lado estiveram Landu (Mário), Amaro, Gomito, Silva, Fabrício, Carlitos, Miguel, Natael, Gilberto, Freddy, Dário, Rudy, Job, Paty, Manucho Dinis e Kibeixa, enquanto do outro trabalharam os avançados Pedro e Yano