O trabalho dos profissionais do futebol nas categorias de base

Home/Tips/O trabalho dos profissionais do futebol nas categorias de base

As categorias de base dos clubes de futebol,  devem ser a base para a carreira dos atletas, visando um trabalho completo. Deve-se respeitar as fases sensíveis de desenvolvimento,  contendo todos os aspectos físicos, técnicos e táticos.

Além desses aspectos, o trabalho de base deve enfatizar a parte psicológica dos atletas, buscando uma preparação completa ao atleta de futebol. Profissionais qualificados devem realizar esse trabalho como: Técnicos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, Psicólogos e  Assistentes Sociais.

Muitas equipes não possuem todos estes profissionais, restando ao Técnico e ao Preparador Físico realizar o trabalho da forma mais completa possível. O Técnico é o especialista mais próximo dos atletas, exercendo muita influência nos mesmos, ele deve ter disciplina e comando perante sua equipe para conduzir os treinamentos da melhor maneira possível.

Apesar de uma profissão estressante e difícil o técnico deve ser, professor acima de tudo, influenciando de forma positiva e ensinando os valores aos seus atletas.

O relacionamento do Técnico com seus atletas é muito importante, principalmente na formação do indivíduo. O Técnico deve ser pai, amigo e conselheiro para poder deixar uma lembrança boa na vida de seus atletas. O Técnico deve ser um líder para poder passar segurança a seus comandados.

Ser líder é saber lidar com as diferenças no grupo e não tornar todos iguais.O Técnico pode ter uma conduta educativa, democrática, autocrática, de apoio social e de feedback positivo.

Contudo,  ser Técnico não é tão fácil, deve-se estar atualizado, estudando novos sistemas e táticas, inovando nos treinamentos, melhorando a relação entre direção e atletas, etc.

Vejo que a melhor forma de conquistar o grupo é com seu próprio exemplo, trabalhando e mostrando aos atletas que o trabalho traz o resultado, ser justo e ter critérios claros para poder cobrar na hora certa. Ser honesto e procurar sempre o bem, o restante acontece ao natural.

fútbol base

By |marzo 9th, 2015|Categories: Tips|Tags: , , |Comentarios desactivados en O trabalho dos profissionais do futebol nas categorias de base